Você que escolheu Medicina como profissão sabe que, depois dos 6 anos de faculdade, você terá que tomar outra decisão de igual importância: qual especialidade seguir ou se prefere continuar sendo médico generalista. Dentre as diversas opções, 3 especializações estão em alta:

 

  1. Cardiologia

 

Especialista nas doenças do sistema circulatório, o Cardiologista realiza o diagnóstico e promove tratamentos específicos para o coração e adjacências. Especialmente nas grandes cidades, onde a vida é mais agitada e o estresse impera, o Cardiologista é peça fundamental para a manutenção do bem estar de muitas pessoas.

Para ingressar na especialização de Cardiologia, é necessário ser especialista em Clínica Médica, que tem duração de 2 anos após o bacharelado em Medicina.

 

  1. Dermatologia

 

Uma das especializações mais badaladas da Medicina é a Dermatologia, ciência que cuida da prevenção e tratamento do maior órgão do corpo humano: a pele. Além de realizar tratamentos estéticos, o Dermatologista também atua no combate de doenças na pele, como o melanoma, o mais comum caso de câncer no mundo.

Na maioria dos casos, com a graduação em Medicina já é possível se especializar em Dermatologia, que dura aproximadamente 2 anos de curso. Mas só recebe o título o profissional que passar no exame aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

  1. Ortopedia

 

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a especialização em Ortopedia tem ganhado ainda mais espaço de atuação. Isso porque o Ortopedista é o especialista no diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções e lesões do sistema locomotor.

Basta a graduação em Medicina para ingressar na especialização em Ortopedia, que dura em média 3 anos de especialização e mais 1 ano de subespecialização específica em uma área do corpo.

 

Existem também outras especializações possíveis, como:

  1. Alergia e imunologia: Diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunológico.
  2. Anestesiologia:Área de especialização em anestesia.
  3. Cirurgia: especialização em procedimentos em todo o corpo humano. Nessa especialização, o estudante pode seguir para os membros, órgãos, tecidos, entre outras áreas do corpo.
  4. Oncologia: diagnóstico e tratamento de qualquer tipo de câncer.
  5. Geriatria: tratamento da saúde de idosos.
  6. Ginecologiae Obstetrícia: sistema reprodutor feminino, além de partos e acompanhamento na gravidez.
  7. Otorrinolaringologia: estuda e trata as doenças nos ouvidos, nariz, faringe e laringe.
  8. Urologia: cuida do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino.
  9. Pediatria: especialização que cuida da saúde de crianças e bebês.
  10. Psiquiatria: essa área busca prevenir, diagnosticar e tratar problemas relativos à transtornos mentais e psicológicos, essa área trabalha diretamente interligada à psicologia.

Você já sabe qual seguir? Conte para a gente nos comentários qual área da Medicina é seu sonho!