Hoje é dia de mais uma profissional com a especialização médica que a gente ama! Dia do oftalmologista!

Mas o que exatamente faz um oftalmologista? Ele é responsável por estudar, dignosticar e tratar doenças relacionadas com os olhos, visão e estruturas afins. Alguns exemplos são: astigmatismo, miopia, hipermetropia, glaucoma, catarata, degeneração macular, toxoplasmose, tumores oculares, etc.

O oftalmologista é capacitado para prescrever tratamento médico de qualquer doença ocular, correção para problemas de visão e realizar cirurgias nos segmentos clínico e hospitalar, tanto na rede pública ou privada.

Dependendo da sua especialização, poderá também desenvolver seu trabalho em oftalmo-pediatria, plástica ocular, doenças das vias lacrimais e orbitrárias, estrabismo, cirurgia refrativa, oftalmo-acupuntura, ou dedicar-se à área acadêmica e pesquisas.

Para se tornar um oftalmologista, é será necessário cursar superior em Medicina com duração de seis anos, pós- graduação e residência médica de dois anos em oftalmologia na área de escolha em instituição de saúde, ou realizar estágio em instituição conhecida, com duração de três anos.