Apesar de não ser uma especialidade médica, o psicólogo anda lado a lado com o profissional de medicina. Responsável por estudar e analisar questões internas do indivíduo que refletem em seu comportamento. Identifica traumas, medos e receios, ajudando assim na superação de situações difíceis ou problemáticas.

Tem sido um dos profissionais mais importantes da atualidade, sendo muito procurado devidas diversas complexidades do mundo de hoje. O Psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do serhumano. Aplica métodos científicos para compreender a “psique” humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.

Pode atuar em diversos setores, como: instituições de ensino, clubes esportivos, clínicas, consultórios, penitenciárias, hospitais, etc.

Dentro da psicologia, é possível trabalhar com diversas abordagens ou fundamentos teóricos, alguns exemplos são: Psicanálise, Sistêmica, Gestalt, Humanista, Junguiana, Lacaniana, Cognitiva. Isto torna o processo de escolha uma missão complicada para quem procura um psicólogo clínico.

Se você tem interesse na profissão, deve saber que para se tornar um psicólogo, é preciso gostar de escutar e se interessar pelo comportamento humano. Ser observador, calmo, saber se expressar e ter equilíbrio emocional.