Hoje é dia do médico veterinário então vamos falar um pouco dessa profissão linda? 

Assim como algumas outras profissões que falamos por aqui, a medicina veterinária também anda lado a lado com a medicina mas não é uma especialidade médica e sim um outro curso. 

Sua especialidade além de cuidar dos bichinhos também envolve a produção de alimentos e outros bens de origem animal, verificando a qualidade e a higiene do que está sendo produzido. E quando essa matéria-prima animal é utilizada, o veterinário tem que estar presente pra fazer o controle. 

Vale lembrar que essa é uma função diferente da de um profissional de Zootecnia, que objetiva tornar todo o processo o mais produtivo possível. Já o médico veterinário é quem fiscaliza esse processo. Além de tudo isso, ele também cuida da relação animais- sociedade, ou seja, analisa doenças transmitidas através dos animais, como a gripe suína e a febre aftosa, por exemplo. 

É raro encontrar um profissional que não seja apaixonado e respeite muito os animais, portanto, é meio óbvio que essa é uma das característica necessárias para quem quer fazer este curso. 

Hoje em dia, animais de estimação são de fato parte da família para muitas pessoas. Logo, ter um bom relacionamento interpessoal com os donos desses animaizinhos é muito importante! 

Depois de formado, o médico veterinário pode atuar em diversos ramos. Dentre eles: Centros de pesquisa, clínica e cirurgia de animais de pequeno porte, conservação de espécies, indústria de produtos de origem animal, indústria de produtos para animais, perícia técnica, produção e sanidade animal e saúde pública animal. 

E aí, será que esse é o curso certo pra você?