O Exatamente Desafio da semana foi de Humanas, e veio com um pensamento do sociólogo Durkheim.

O enunciado dizia:

“Ora, parece-nos difícil que, de cada página desde livro, por assim dizer, não se extraia, ao contrário, a impressão de que o indivíduo é dominado por uma realidade moral que o ultrapassa: é a realidade coletiva. […] sentiremos que são forças reais, vivas e atuantes, que, pela maneira como determinam o indivíduo, comprovam que não dependem dele; pelo menos, se ele entra como elemento na combinação de que elas resultam, elas se impõem a ele à medida que se formam.” (DURKHEIM, Émile. O suicídio. Estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p.6).

Émile Durkheim (1858 – 1917) estudou o suicídio, definido como “todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria como sendo um fato social e o classificou em quatro tipos. Qual é o tipo de suicídio, dos que estão abaixo relacionados, que não faz parte dos tipos elencados por Durkheim?

Qual a resposta que você considera correta? Antes de dizer, pode relaxar que vamos explicar tudinho para você!

Primeiramente, você precisa saber que ele é considerado por muitos como o grande fundador das Ciências Sociais, e nasceu na França em 1858 e lá viveu até sua morte, em 1917. Foi diretamente influenciado pelo positivismo de Auguste Comte e dedicou sua trajetória intelectual a elaborar uma ciência que possibilitasse o entendimento dos comportamentos coletivos.

Em “O Suicídio”, publicado em 1897, Durkheim observa que o suicídio como um fenômeno que não age unicamente sob o indivíduo, mas cujas forças encontram-se atuantes em todo o corpo social. Logo, Durkheim passa a considerar o suicídio como um fato social que deve ser estudado e analisado por ele enquanto cientista social. Seguindo esse raciocínio, o suicídio, ainda que não possa ser considerado como algo benéfico, é considerado normal do ponto de vista sociológico. Durkheim nota que em momentos de crise econômica ou política, as taxas de suicídio elevam-se, fugindo dos padrões.

Dessa forma, a única resposta possível seria a letra A.

Acertou? Fique ligado nos próximos EXATAMENTE DESAFIOS no nosso Instagram: @exatamentequimica

 

Com informações de: InfoEscola.