Ontem foi dia de #ExatamenteDesafio no nosso Instagram. Dessa vez, a questão era de Biologia, e dizia o seguinte:

Os pulmões, o coração e o estômago estão envolvidos por membranas serosas denominadas, respectivamente, pleura, pericárdio e peritônio. As serosas são constituídas por um epitélio pavimentoso simples – o mesotélio, que está apoiado no tecido conjuntivo subjacente. O mesotélio é derivado, embriologicamente, do…?

Você sabe responder essa pergunta?

Antes de dizer a resposta, vem com a gente na explicação!

O mesotélio é uma membrana composta de epitélio escamoso simples, que forma o revestimento de várias cavidades do corpo: a pleura (cavidade torácica), peritônio (cavidade abdominal incluindo o mesentério), mediastino e pericárdio (saco do coração). O tecido mesotelial também envolve os órgãos reprodutivos internos masculinos (a túnica vaginal testicular) e cobre os órgãos reprodutivos internos das mulheres (a túnica serosa do útero). O mesotélio que cobre os órgãos internos é chamado de mesotélio visceral, enquanto a camada que cobre as paredes do corpo é chamada de mesotélio parietal.

Até aí, tudo bem! Mas qual sua origem embrionária?

O mesotélio deriva-se da camada embrionária de células do mesoderma, que reveste o celoma no embrião. O mesoderma é um folheto embrionário formado durante a neurulação embrionária dos animais que possui três folhetos embrionários, os famosos triploblásticos. Ela fica entre o endoderma e a ectoderma, igual nas alternativas da questão.

Portanto, a resposta correta é a letra B) Mesoderma.

Gostou do desafio? Fique ligado no nosso instagram @exatamentequimica e prepare-se para passar no tão sonhado vestibular de medicina. Vem com a gente!