Medicina é o seu sonho? Então esse post é para você.

Muito se fala sobre passar para uma faculdade de Medicina, mas alguém já te contou como é o curso de Medicina em si?

Como nós sonhamos junto com você, fomos direto à fonte. Quem melhor para falar sobre o primeiro ano do curso de Medicina senão nossos egressos do Exatamente Química?

A Sarah Mezadri tem 19 anos e estuda na Emescam. Já o Renan Onofre está com 22 anos e faz medicina na Multivix. Ele estudou com a gente em 2017 e ela em 2018. Juntos, eles dividiram suas primeiras impressões, maiores desafios e as grandes surpresas que encontraram no primeiro ano do curso de medicina:

“Entrar na faculdade é bem mais que um sonho realizado. Minha primeira impressão, se definida em uma palavra, seria: surpreendida. O curso traz, desde o primeiro período, matérias que introduzem o aluno à realidade de uma rede de saúde e situações práticas de pesquisa” – Sarah.

 

Trote do Renan. (Cedido gentilmente de seu arquivo pessoal)

“A matéria que eu mais gostava do primeiro ano do curso era a de Habilidades Médicas e Semiologia, porque, para mim, é o que chega mais perto do dia-a-dia de um hospital” – Renan.

Foi assim que o sonho começou.

Passada a primeira impressão, a ficha caiu e a rotina de aluno do ensino superior precisa começar a fazer sentido na vida de quem começou a faculdade, ainda mais para quem faz Medicina.

“Nos primeiros meses, eu ainda estava acostumada com a rotina do pré-vestibular, mas na faculdade é totalmente diferente. Você descobre que, além do curso ser integral, ele vai te fazer estudar à noite e aos finais de semana. Você percebe que a autonomia que adquiriu no Exatamente Química precisa ser utilizada mais vezes” – Sarah.

Mas depois que a rotina de acadêmico de medicina pega, dá para levar o curso com a seriedade nos estudos e leveza na alma:

“Eu acordo tipo umas 6:30, vou à praia ou para a academia e volto para me arrumar para ir pra faculdade, onde chego umas 9:40. Fico nela até 21:30, quando a biblioteca fecha” – Renan.

Brincadeiras à parte, tanto Sarah quanto Renan afirmam que a vida deles mudou completamente quando começaram a estudar Medicina:

Turma da Sarah na EMESCAM (Cedida gentilmente de seu arquivo pessoal)

“Descobri um independência que não sabia que tinha. Aprendi a conviver com pessoas bem diferentes de mim. Aprendi que existe muito mais amor nessa profissão do que glória – e esse ensinamento é o mais válido, percebi que posso confiar em pessoas de qualquer período caso precise de algo e também comecei a criar minha personalidade como médica. Sempre fui tímida e a faculdade rompeu bastante essa barreira em mim, revelando que eu tenho a possibilidade de ser mais do que pensava poder ser academicamente” – Sarah.

“Além disso, minha família começou a me apoiar mais nas minhas decisões” – Renan.

Para finalizar nossa conversa, eu pergunto: “Se você pudesse dizer algo para quem está no Exatamente Química hoje, o que você diria?”, e eles mandam o recado para você que está lendo agora:

“Tem uma música do Criolo, chamada “Tô pra ver”, que na transição de cursinho para faculdade fez total sentido na minha vida. Ela diz assim: “Desistir, nunca, não sou covarde”. Então, se você quer realmente medicina, nunca desista. Ninguém falou que era fácil, mas também ninguém falou que era impossível, então senta, estuda e confie em você mesmo!” – Renan.

Sarah aprovada! (Cedida gentilmente de seu arquivo pessoal)

“Não desiste, futuro calouro! Esse esforço vale demais! Mesmo noites mal dormidas, litros de café, mil exercícios, tudo vale. Pode confiar nesses professores, eles sabem muito do que estão falando, e isso vale pra tudo, não só pra matéria! Escuta eles quando falam que você precisa de um tempo pra descanso, que a sua saúde mental importa e que a ansiedade não pode fazer parte de você. E não precisa ter medo de apostar todas as fichas neles, se você fizer sua parte, a aprovação vem, pode confiar, já deu certo!” – Sarah.

 

Gostou do post de hoje? Compartilha com seus amigos e estude bastante! Ano que vem, o entrevistado pode ser você.

Acompanhe nossas novidades e estude com a gente no nosso Instagram: @exatamentequimica