Doar sangue é um ato voluntário que salva vidas. Mesmo assim, muitas pessoas têm receio de procurar um Hemocentro e realizar a doação. Hoje, você vai acabar descobrindo que doar sangue é muito mais simples que parece e – de quebra – vai aprender um pouco mais sobre o tema!

1.     Uma doação pode salvar até três vidas

Cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até 3 vidas.

2.     Menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Ou seja, por aqui, os bancos de sangue operam no limite.

3.     Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar sangue

Fisicamente eles já estão aptos para doar sangue, desde que cumpram todos os requisitos básicos para doação, mas por serem menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais ou responsável.

4.     O sangue é reposto pelo organismo. E rapidamente.

Existe sangue suficiente no corpo humano para doar de forma saudável. Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas. Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o estoque de ferro demora um pouquinho mais em comparação com os homens e chega a ser renovado em aproximadamente 12 semanas.

5.     Doar sangue não é demorado.

Em média, na primeira doação, do momento em que doador entra no banco de sangue até o fim de todos os procedimentos, ele gasta em torno de duas horas. Nas próximas vezes, o tempo gasto é entre 60-75 minutos. Por isso, vale super a pena ser um doador regular!

6.     Pessoas abaixo de 50kg não podem doar sangue

O volume total de sangue a ser doado não pode passar de 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso entre os homens. Logo, para doar até 450 ml, mais os 30 ml necessários para a realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis, a pessoa não pode ter menos de 50 kg.

7.     Quem tem tatuagem pode, sim, doar sangue.

Só é preciso esperar um ano entre a data da tatuagem até a doação. Esse tempo serve como uma medida de segurança para as pessoas que vão receber o sangue. Esse também é o tempo de espera solicitado para aqueles que participaram de terapias como a Acupuntura.

Agora que você sabe de tudo isso… que tal se tornar doador?