Como se dar bem no vestibular de medicina?

Bom… não temos receita, mas que tal algumas dicas?

1. Comece a estudar com a máxima antecedência possível

Que medicina é um curso difícil de passar a gente já sabe, certo? Então se você quiser passar vai ter que ralar – e muito!

Se o seu objetivo é entrar em uma universidade pública, então, o ideal seria começar a estudar já desde o primeiro ano do ensino médio.

O motivo? A concorrência. Você vai precisar tirar uma nota muito acima da média no vestibular ou no Enem para conseguir passar. Por exemplo, processos seletivos que usam a nota do Enem a nota de corte para entrar em Medicina fica na casa dos 850 pontos. Isso significa que você tem que fazer uma redação impecável e errar pouquíssimas respostas nas quatro provas objetivas (lembrando que são 180 questões no total!).

Nas faculdades particulares, o processo seletivo para Medicina costuma ser diferenciado dos demais cursos. As provas são mais complexas e vão exigir mais conhecimento.

2. Encontre um espaço sossegado para estudar

Primeira fase decidida, agora você precisa encontrar seu cantinho sossegado para conseguir atravessá-la com mais eficiência.

E esse canto pode ser no quarto, na sala, na biblioteca pública da sua cidade, ou a da sua escola, enfim…onde você quiser e se sentir confortável. Só não pode ser barulhento, ter gente passando a toda hora, celular vibrando, redes sociais online, etc.

3. Invista pesado na redação

No Enem, a prova de redação é uma das mais importantes e a que pode render nota máxima(mil) ou mínima (zero). Além de ajudar na média final, a redação é usada como critério de desempate caso dois candidatos com a mesma média de pontos estejam disputando a mesma vaga em Medicina.

Com se investe pesado na redação? É simples:

  • Leia muito
  • Escreva muito
  • Fique por dentro de tudo de importante que acontece no mundo
  • Conheça bem a estrutura de texto pedida pelo Enem, a dissertativa-argumentativa
  • Pesquise na internet alguns textos que receberam nota máxima e inspire-se
  • Pratique o máximo que puder!

Study GIF - Find & Share on GIPHY

4. Reforce os estudos em Matemática e Ciências da Natureza

Sabia que essas duas provas são essenciais para quem pretende entrar em Medicina?

No caso do Enem, por exemplo, ter uma boa pontuação em Matemática vai garantir uma nota acima da média por um motivo óbvio: essa é a prova em que normalmente os outros candidatos não mandam bem.

Já um desempenho bacana na prova de Ciências da Natureza, contêm as disciplinas de Química, Física e Biologia, pode garantir entrada nas universidades que dão um peso maior à nota dessa área. Sem falar que essa é a base da Medicina, né?

Stressed Issa Rae GIF - Find & Share on GIPHY

5. Use as provas de vestibulares anteriores para treinar

Não existe maneira melhor de treinar para o vestibular do que fazer as provas de edições anteriores. Além de serem super úteis para te ajudar a identificar os assuntos que vão precisar de mais atenção.

Geralmente as próprias instituições disponibilizam os cadernos de questões e os gabaritos gratuitamente na internet.

Ah, procure também entender a resolução de cada questão que você errar. Com internet será fácil encontrar.

6. Contabilize o tempo que você leva para fazer cada prova

A última dica, mas não menos importante, é que é bom ir se acostumando com a ideia de que todo vestibular é uma verdadeira maratona. Em poucas horas será preciso ler, interpretar e quebrar a cabeça para encontrar a resposta das questões.

Uma boa tática é treinar fazer as provas das edições anteriores com um cronômetro do lado. Assim você vai chegar mais bem preparado!

Late Night Lol GIF by The Rundown with Robin Thede - Find & Share on GIPHY

E aí, curtiu nossas dicas?